domingo, 29 de janeiro de 2012

Asteróide do tamanho de um ônibus passa perto da Terra – Detalhe: ele foi detectado somente na quarta-feira


Um asteroide do tamanho aproximado de um ônibus passou perto da Terra no final da sexta-feira (27), como já era previsto pelos especialistas, sendo um dos objetos espaciais a ficar mais perto de nosso planeta.

O asteroide, chamado 2012 BX34, mede de seis a 19 metros de diâmetro e não era conhecido até ser detectado por um telescópio no Arizona na quarta-feira (25), disse Gareth Williams, diretor-adjunto da base norte-americana Minor Planet Center, que rastreia objetos espaciais.

O objeto passou a cerca de 60.000 km da Terra na sexta-feira por volta das 13 horas, no horário de Brasília. “Passou muito perto. É um dos 20 objetos espaciais observados que estiveram mais perto da Terra”, disse Williams.

A Nasa anunciou no Twitter na quinta-feira (26) que o asteroide “passaria sem perigo pela Terra em 27 de janeiro”. Williams explicou que como o asteroide era muito pequeno, só foi possível detectá-lo quando já estava perto da Terra e que, apesar de ter sido uma surpresa, não foi nada fora do comum.

“Passou a um sexto da distância da Lua”, disse. “No último ano, detectamos 30 objetos que foram observados na órbita da Lua”.

Esferas azuis gelatinosas caem do Céu


Steve Hornsby de Bournemouth, disse as bolas 3cm de diâmetro veio chover no final da tarde de quinta-feira durante uma tempestade de granizo.

Ele encontrou cerca de uma dúzia das bolas em seu jardim. Ele disse: "[Eles são] difíceis de pegar, eu tinha que pegar uma colher e agite-os em um frasco de doce."

O Met Office disse que a substância gelatinosa "não era meteorológicas".

Sr. Hornsby, um ex-engenheiro aeronáutico, disse: "O céu ficou realmente uma cor amarelo escuro.

"Enquanto eu caminhava fora para ir para a garagem havia uma tempestade de granizo instantânea por alguns segundos e eu pensei, 'o que é isso na grama"?

Andando em torno de seu jardim encontrou muitas esferas mais azul foram espalhados pela grama.

Ele disse: "Eles têm uma concha exterior com uma suave interior, mas não têm cheiro, não são pegajosos e não derreter."

Sr. Hornsby disse que estava mantendo as bolas em sua geladeira enquanto ele tentava descobrir o que eram.
Josie Pegg, um assistente de pesquisa aplicada da ciência na Universidade de Bournemouth, especulou que os fenômenos aparentemente estranho pode ser "marinhos invertebrados ovos".

"Estes têm sido implicados em anteriores estranha gosma" incidentes ", disse ela. "Eu pensaria que ele é um pouco cedo para a desova, mas eu suponho que nós tivemos um inverno muito suave.

"A transmissão de ovos nos pés das aves é bem documentada e eu acho que se um pássaro foi pego em uma tempestade esta poderia ser a causa."

EUA melhorarão sua bomba mais poderosa


As Forças Armadas dos EUA começaram a aumentar a capacidade da bomba não-nuclear, a mais poderosa no seu serviço. Os peritos do Pentágono concluiram que a força das armas não-nucleares em serviço dos EUA é insuficiente para destruir instalações subterrâneas fortificadas do Irã. Em particular, durante os testes divulgaram que a bomba anti-bunker GBU-57 de 13,6 toneladas, também conhecida como MOP (Massive Ordnance Penetrator), é incapaz de cumprir esta tarefa.A bomba foi especialmente projetada para atingir instalações subterrâneas, construidas no Irã e Coreia do Norte para esconder atividades nucleares. No entanto, durante os testes ficou claro que muitas instalações subterrâneas iranianas são demais profundas ou possuem uma proteção adicional.

FONTE: Voz da RÚSSIA