terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Misterioso som tem sido ouvido pelo mundo

Misteriosos sons, consideravelmente altos, têm chamado a atenção e criado pânico no litoral da Carolina do Norte, nos EUA. Estes sons também são conhecidos em outras partes do mundo, no Litoral da Bélgica por exemplo, são chamados de‘mistpouffers ou Arroto do Nevoeiro’, no delta do Ganges e Golfo da Bengala são chamados de ‘armas Bansal’, na Itália são conhecidos como ‘brontidi ou trovão’ e no Japão ganharam o nome de ‘yan ou furgão’.

Este estranho e pouco conhecido acontecimento continua sendo um mistério para cientistas e curiosos de todo mundo, mas muitas supostas explicações surgiram, dentre estas estão: meteoros, vulcões, ondas, explosões de rochas, areias em expansão e até tsunami entrou na lista.

Foi descritos pelos habitantes cono um barulho muito alto, semelhante a um canhão ou a terremotos.

Acreditando que poderiam ser terremotos, em 1975 alguns pesquisadores do Serviço Geológico dos EUA decidiram fazer um estudo na Califórnia, onde gravaram sinais acústicos e sísmicos, e acabaram detectando três terremotos com magnitude entre 2,0 e 2,8 pontos, porém os sons só iniciaram 0,02 segundos após a chegada das ondas sísmicas na estação. De acordo com pesquisadores, alguns terremotos pequenos podem ser ouvidos mesmo sem o chão tremer.

Outra teoria bastante conhecida são a das explosões de rochas soterradas, causadas pela mineração onde há a liberação de estresse, e pode ser considerada um pequeno terremoto.

Ondas gigantes também tem sido consideradas prováveis responsáveis, já que muitos surfistas afirmam ouvirem sons em ondas maiores. Estas ondas também podem mexer com os depósitos de hidrato de metano localizados no fundo do mar, acumulando alta pressão de gás nas profundezas. Ruídos fortes também foram relacionados a tsunamis. Meteoros também são fortes candidatos a responsabilidade pelos ruídos, pois geram sons ao explodir a medida que caem do espaço, já que sinais visíveis podem facilmente desaparecer, principalmente durante o dia, se um meteoro demorar a alcançar a terra. Já no caso das dunas de areia, alguns dos diversos sons já são conhecidos (assobios, rangidos, etc), em expansão os ruídos podem ser ouvidos a cerca de 10 quilômetros e durante cerca de 15 minutos, em circunstâncias adequadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário