terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Criatura Estranha.

lontraKitchenuhmaykoosib

“Moradores de uma cidade no Canadá estão intrigados após o corpo de uma criatura estranha ter sido encontrado em um lago. O animal com o corpo pelado e sem pelos na cabeça foi achado por duas enfermeiras em Kitchenuhmaykoosib durante uma caminhada”.
Do G1: Criatura estranha achada em lago intriga cidade no Canadá

A notícia e as fotos foram divulgadas originalmente no sítio oficial da cidade, com o detalhe que falta na maior parte das reproduções da nota: “o rabo da criatura é como o de uma ratazana e ela tem em torno de 30 centímetros de comprimento”. Com estas informações e uma simples olhada nas bizarras imagens, não há motivo para mistério.

lontraKitchenuhmaykoosib2

Mesmo o “Morning Starr” cita a identificação mais prosaica e simples à “criatura estranha”. Antes de ser um chupacabras ou um novo Monstro de Montauk, seria “apenas uma lontra morta em que parte dos pêlos caiu”.

otter-7529

Uma lontra morta.

O próprio Monstro de Montauk, sensação na rede em 2008, consistia simplesmente a carcaça de um guaxinim. Mais recentemente, o Monstro do Panamá também mostrou ser apenas a carcaça de um bicho-preguiça.

Em todos estes casos, a decomposição em meio à água causa certo inchaço, descoloração e a perda da pelagem, dando um aspecto um tanto diferente aos animais.

ATUALIZAÇÃO 22/05/2010: Seria em verdade um mink, um vison? Através da amiga Maria Guimarães, ouvimos a opinião do doutor James L. Patton, curador e professor emérito do Museu de Zoologia de Vertebrados da Universidade da Califórnia.

“[A] criatura misteriosa parece mais um mink do que uma lontra para mim (dedos mais longos, não palmeados). Estava claramente morto na água por um período prolongado, daí a face e cabeça sem pêlos e a aparência um tanto inchada”, escreveu Patton.

“Se qualquer pessoa tivesse se importado em olhar os dentes, a identificação teria sido fácil, mas…”, ele lamenta, enfatizando que esta identificação provável foi feita apenas através das fotos publicadas na rede, sem a evidência necessária para uma conclusão mais certa.

Assim, parece uma lontra, mas era provavelmente um mink. Seja como for, nenhum monstro, ambas criaturas, lontras e minks, são muito parecidas e nada assustadoras, nisto todos podemos concordar. [com agradecimentos a Maria Guimarães e James Patton!]

Atualização 29/05/2010: O italiano Giorgio Castiglioni envia comentários adicionais:

“O dente mais visível na mandíbula superior parece um canino, e sua posição também é muito anterior para que seja um incisivo. Desta forma, podemos descartar o muskrat como foi sugerido (por exemplo, pelo criptozoologista Loren Coleman) em uma solução possível (roedores não possuem dentes caninos). Observando os dentes e a forma do corpo e patas, parece claramente um mustelídeo. Desta forma, sua primeira hipótese de uma lontra era um bom chute, mas também é minha opinião de que seja um Mink Americano (Neovison vison)”.

Castiglioni ainda atenta:

“Sem querer ser chato, mas a lontra na foto usada em seu blog é uma lontra européia (Lutra lutra) encontrada na Europa e Ásia, mas não no Canadá. A lontra do Canadá pertence a outra espécie e gênero, Lontra canadensis”.

Para compensar nosso erro, abaixo uma imagem de um mink americano:

AmericanMink

Nenhum comentário:

Postar um comentário