segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Possível vida em Marte


Possível vida em Marte
Em 06 de agosto de 1996 o ALH 84001 tornou-se notícia quando foi anunciado que o meteorito pode conter evidências de vestígios de vida em Marte. Essa notícia foi publicada em um artigo na Science por David McKay da NASA .
Sob o microscópio eletrônico de varredura foram reveladas estruturas que podem ser os restos mortais, sob a forma de fósseis de bactérias. As estruturas encontradas no ALH 84001 é de 20-100 nanômetros de diâmetro, semelhante em tamanho à teórica nanobactéria, porém menor do que qualquer outra vida celular conhecida no momento da sua descoberta. Se as estruturas são, de fato, formas de vida fossilizadas, como proposto pelo chamado hipótese biogênica devido ao modo de sua formação, que seria a primeira evidência sólida da existência de vida extraterrestre.
O anúncio da eventual vida extraterrestre causou controvérsia na época e abriu o interesse na exploração de Marte. Quando a descoberta foi anunciada, muitos imediatamente confirmaram que os fósseis eram a primeira evidência verdadeira de vida extraterrestre, fazendo manchetes em todo o mundo e até mesmo solicitando ao presidente dos EUA na época, Bill Clinton para fazer um anúncio formal televisionado para marcar o evento.
Vários testes de materiais orgânicos têm sido realizados sobre o meteorito e vários aminoácidos e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) foram encontrados. O debate sobre se as moléculas orgânicas no meteorito são na verdade de origem exobiológica ou são devidas a processos abióticos em Marte ou contaminação a partir do contato com o gelo da Antártica na Terra ainda está em curso.
Logo no início, Ralph Harvey da Case Western Reserve University e Harry McSween da Universidade do Tennessee relataram evidências de que os glóbulos de carbonato encontradas no meteorito foram formadas em altas temperaturas (acima de 650 ° C) por processos vulcânicos ou impactos ocorridos em Marte. Em altas temperaturas, seria muito improvável que a morfologia dos glóbulos poderia ter tido qualquer tipo de origem biológica. Mais tarde, porém, os mesmos autores publicaram trabalhos apoiando uma hipótese em que os glóbulos formaram-se na baixa temperatura de uma solução aquosa. A maioria dos trabalhos científicos publicados nos últimos 10 anos agora aceita que os carbonatos em Marte formaram-se dessa maneira.
Alguns especialistas afirmam que o biomorfos encontradas no meteorito não são indicativos de vida em Marte, mas são causados pela contaminação por terrena biofilmes. No entanto, os cientistas da Nasa afirmam que a contaminação microbiana provável terrestres encontrados em outros meteoritos marcianos não se assemelham a textura do biomorfos no ALH 84001.
Embora ainda não tenha sido demonstrado de forma conclusiva como os recursos no meteorito foram formados, características semelhantes foram recriadas em laboratório, sem insumos biológicos por uma equipe liderada pela DC Ouro da Hernandez Engineering Inc., em Houston. David McKay diz que estes resultados foram obtidos utilizando exageradamente matérias-primas pura como ponto de partida, e "não vão explicar muitas das características descritas por nós em ALH84001." Segundo McKay, um modelo plausível inorgânicos "deve explicar, simultaneamente todas as propriedades que nós e outros sugeriram como possíveis propriedades biogênicas desse meteorito."
Em novembro de 2009, uma equipe de cientistas do Centro Espacial Johnson , incluindo David McKay, reafirmou que há "fortes indícios de que a vida pode ter existido no passado de Marte", após ter reexaminado o meteorito e usando instrumentos analíticos mais avançados disponíveis atualmente.
Em geral, a equipe concluiu que:
Nenhuma das características originais, apoiando a hipótese de ALH84001 foi desacreditado ou tenha sido positiva atribuíndo a explicações biológicas.
Além disso, eles argumentaram que, desde que o artigo original foi publicado, a hipótese biogênica foi "reforçada pela presença de biomorfos abundante em outros meteoritos marcianos." Resumindo têm se quase 100% de certeza de que essas bactérias são de Marte, porém querem fazer mais testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário