quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Anonymous inicia série de ataques contra bancos brasileiros – ITAÚ e Bradesco já sofreram ataques


RIO – O grupo hacker Anonymous anunciou nesta segunda-feira que fará uma série de ataques contra os sites dos bancos brasileiros durante a semana.

Segundo o grupo, a chamada operação #OpWeeksPayment vai tirar do ar, em cada dia da semana, a página de uma instituição financeira por 12 horas. Os hackers afirmam que trata-se de um protesto contra a desigualdade social no país. A semana foi escolhida por concentrar as datas de pagamento.

O Itaú Unibanco foi o primeiro alvo. O site do banco ficou indisponível durante alguns momentos nesta segunda, mas estava no ar no meio desta tarde.

“É importante lembrar que todos os demais canais eletrônicos estavam disponíveis para as operações dos clientes”, afirmou, em nota, o Itaú Unibanco.

A página do banco já havia sido atacada pelo grupo no dia 23 de janeiro. O Anonymous ameaça tirar do ar os endereços de outros bancos durante a semana.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota em que critica a ação:

“Os ataques a sites dos bancos, se bem sucedidos, atingiriam e prejudicariam a população que utiliza os serviços eletrônicos para obter informações e realizar transações bancárias”, afirmou.

A entidade defendeu a aprovação de lei especifica que criminalize ataques e fraudes eletrônicas:

“A aprovação de uma lei sobre o tema, que vem sendo discutida no Congresso Nacional há vários anos, ajudaria no combate a este tipo de conduta.”
Site do Bradesco fica fora do ar
Grupo hacker diz ser responsável por ataque à página.
Banco diz que houve ‘momentos de intermitência’ no site.

O site do banco Bradesco ficou fora do ar durante parte da manhã desta terça-feira (31). O acesso por meio de celulares como o iPhone, por exemplo, também apresentou problemas.

Procurado pelo G1, o Bradesco informou que a página “apresentou momentos de intermitência, com volume de acessos acima da média, mas não chegou a ficar fora do ar”.

O grupo hacker Anonymous assumiu a autoria do ataque ao site do banco. Em mensagem publicada no Twitter, eles afirmam que o “alvo foi atingido” e que o site bradesco.com.br “está à deriva”.

FONTE: O Globo & G1